BMW E32 com motor V16 1927
A BMW E32 que tem um motor V16 ano 1927 é um carro clássico de 35 anos. Confira a seguir o que o site Giro dos Motores preparou para você!
Para a maioria de nós, entusiastas de carros antigos, não há nada mais emocionante do que um motor em forma de V. Oito cilindros são legais, dez são ainda melhores, enquanto doze beiram a perfeição. Mas e os dezesseis?
Ao longo da história, diversas montadoras desenvolveram um motor V16, mas essa configuração nunca alcançou a popularidade de seus irmãos menores.
Os primeiros V16 produzidos em massa destinados a automóveis nasceram nos EUA. A extinta Marmon Motor Car Company foi a primeira a começar o desenvolvimento em 1927. Mas a Cadillac foi a primeira a lançar um no mercado três anos depois.
Nos tempos modernos, o Cizeta-Moroder V16Tfoi o único carro de produção a usar esse motor.
Claro, Bugatti também constrói um famoso motor de dezesseis cilindros, mas usa a configuração W proprietária do Grupo VW em vez de um V convencional.
Durante a segunda metade da década de 1980, a BMW também flertou com a ideia de produzir em massa um V16, indo como tanto quanto desenvolver um e testá-lo dentro de seu carro-chefe sedã.
Ao longo de seus 107 anos de história, o fabricante alemão criou muitos motores excelentes que vieram em várias configurações. Mas, se tivéssemos que escolher um que seja sinônimo de BMW, sem dúvida seria os seis cilindros em linha.
Apelidado de Secret Seven, o E32 com motor V16 foi apresentado à gerência na primavera de 1988 e foi amplamente testado nos meses seguintes.
Ele se mostrou muito promissor, acelerando de 0 a 62 mph (100 km/h) em pouco mais de 6 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 175 mph (282 km/h).
No entanto, com espaço reduzido no porta-malas e aquelas enormes aberturas laterais, era muito pouco prático e parecia muito pateta para produção em massa.
Se gostou do nosso conteúdo, siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook
Engenheiros e designers tentaram resolver esses problemas. Mas simplesmente não havia espaço suficiente para o V16 no chassi do E32.
Estudos mostraram que o sistema de arrefecimento só poderia caber dentro do compartimento do motor se todo o painel dianteiro tivesse sido redesenhado.
Isso teria aumentado exponencialmente os custos de produção e, consequentemente, um E32 com motor V16 produzido em massa teria sido muito caro.
Mesmo que não tenha entrado em produção, o E32 com motor de dezesseis cilindros continua sendo um dos protótipos BMW mais escandalosos da década de 1980. Você pode aprender mais sobre isso no vídeo do YouTube abaixo da HSG Automotive.