Carros Antigos

Oldsmobile Toronado dos anos 60

O Oldsmobile Toronado dos anos 60 foi um dos ícones americanos. Continue lendo e confira a seguir mais detalhes que o Giro dos Motores preparou!

Quando pensamos nos ícones americanos de quatro rodas da segunda metade da década de 1960, os primeiros exemplos que vêm à mente são os muscle cars de alta potência da década. Como a maioria dos fabricantes americanos, a Oldsmobile estava fortemente envolvida nesse segmento de mercado.

Embora a maioria concorde que a Pontiac foi responsável por iniciar a mania dos muscle cars com seu GTO em 1964, o Oldsmobile e seu 442 foram um rival digno que apareceu como uma opção para a linha Cutlass durante o mesmo ano modelo.

Além de oferecer um muscle car desde o início, a agora extinta divisão da GM estava na vanguarda da inovaçãodurante a década de 1960. O exemplo mais intrigante, mas há muito esquecido, foi o Toronado, um intermediário de luxo primorosamente projetado que previu o futuro com seu novo sistema de tração dianteira.

A história do Oldsmobile Toronado começou em 1962, quando o designer-chefe assistente da divisão, David R. North, criou alguns esboços interessantes para o que inicialmente era um carro compacto de luxo.

Como mencionei, o Oldsmobile Toronado de primeira geração era um muscle car disfarçado. Sob o capô, ele inicialmente vinha com um Super Rocket V8 de 7,0 litros que podia produzir 385 hp (390 ps) e 644 Nm de torque. De 1968 a 1970, o modelo recebeu um V8 de 7,5 litros com potência nominal de 375 cv (380 cv) ou 400 cv (405 cv) com a opção W-34 e nada menos que 690 cv.

Com um estilo deslumbrante e um sistema de transmissão inovador, o Oldsmobile Toronado chegou às ruas durante o ano modelo de 1966 e foi um sucesso imediato. O Oldsmobile conseguiu vender cerca de 41.000 unidades, o que tornou o novo modelo um dos intermediários de maior sucesso da GM no ano.

O público, assim como a imprensa automotiva, ficaram maravilhados com o novo modelo. Em um teste realizado pela revista Car and Driver, os jornalistas apontaram rapidamente que o Oldsmobile Toronado só poderia acelerar a 60 mph (97 km/h) a partir da paralisação em 8,6 segundos, mas esse número modesto poderia ser rapidamente esquecido graças ao manuseio refinado. Eles chegaram a chamá-lo de intermediário de construção americana de curvas mais rápidas que o dinheiro poderia comprar na época.

MotorTrend, outra publicação de prestígio, também testou o Oldsmobile  Toronado várias vezes. No final do ano, a revista chegou a dar ao novo Olds o prêmio de Carro do Ano. Também impressionante, o Oldsmobile Toronado terminou em terceiro lugar na classificação de Carro Europeu do Ano, tornando-se apenas o segundo veículo americano indicado para este prêmio – após o terceiro lugar do Mustang no ano anterior.

Se gostou do nosso conteúdo, siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook

Embora tenha sido um sucesso em seu primeiro ano no mercado, as vendas caíram cerca de 50% em 1967, principalmente devido à introdução do FWD El Dorado da Cadillac. As coisas não melhoraram em 1968, apesar da adição do poderoso 455 V8, e no final de 1970 – o último ano para o modelo de primeira geração – as vendas despencaram para o nível mais baixo de todos os tempos.

Foto reprodução

Fonte: Autoevolution