O fim do modelo estrada para o SUV
A Ford anunciou que chegou o fim do modelo estrada dando lugar o modelo SUV. Veja a seguir com mais detalhes sobre esse assunto!
A maioria das montadoras está apostando pesadamente na eletrificação, mas a Ford quer dar um passo adiante, optando por sair dos segmentos menos lucrativos da linha movida a ICE, ou seja, o fim aos modelos estrada.
De acordo com seu CEO, Jim Farley, a Ford não competirá no “mercado de utilitários esportivos de duas fileiras” quando se trata de modelos movidos a ICE na América do Norte, sinalizando a descontinuação de certos modelos ou sua substituição por ofertas somente EV.
Vale a pena notar que o termo ‘SUV commodity’ refere-se a modelos projetados e comercializados para apelo de massa a uma ampla base de consumidores.
Esses tipos de SUVs normalmente têm preços mais competitivos e geralmente são vendidos abaixo do MSRP.
Atualmente, a Ford oferece alguns modelos que se encaixam nessa descrição, incluindo o Escape e o Edge, mas não o Explorer e o Expedition, pois eles têm um layout de três fileiras, o que significa que não se enquadram na categoria de utilitários esportivos.
Começando do menor do grupo, o Ecosport está praticamente morto, com a Ford basicamente vendendo os últimos exemplares 2022MY restantes.
O Escape de quarta geração (Kuga na Europa) foi introduzido em 2019, com uma atualização no meio do ciclo de vida em 2022.
Jim Farley havia sugerido anteriormente que o modelo será descontinuado, provavelmente após o final do ciclo de vida da geração atual.
De acordo com relatórios do ano passado, isso acontecerá no final de 2025, com rumores de substituição de EV para 2026.
Se gostou do nosso conteúdo, siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook
Quanto à segunda geração do Ford Edge, que remonta a 2015 com um facelift ocorrendo em 2018, espera-se que seja retirado da programação dos EUA em breve, pelo menos em sua forma atual.
A montadora revelou recentemente o Ford Edge L 2024 na China, apresentando um interior de três fileiras com opções de trem de força a gasolina e híbrido.
No entanto, um cenário mais plausível para a América do Norte é um novo SUV totalmente elétrico para substituir o antigo Edge, deixando o Edge L como um assunto exclusivo da China.
Dessa forma, podemos entender porque é o fim do Ford Estrada.