Venturi 400 GT um clássico dos anos 90
O Venturi 400 GT foi um carro exótico dos anos 90. Parecido com a Ferrari F40, veja a seguir mais detalhes desse carro clássico!
Fabricantes de automóveis estabelecidos da França estavam construindo e vendendo muitos carros em todo o mundo durante a década de 1990.
Mas, ao contrário dos fabricantes italianos, ingleses ou alemães, os supercarros de raça pura não estavam entre eles.
Se você acompanha o campeonato de Fórmula E , o nome Venturi soará familiar.
Foi a primeira equipe a ingressar oficialmente na competição em dezembro de 2013 e disputou as oito temporadas seguintes, com seu melhor resultado na temporada 2021-2022, quando terminou em segundo lugar geral na classificação por equipes.
Mas as raízes de Venturi remontam à década de 1980. Foi fundada em 1984 por dois ex-engenheiros da Heuliez, Claude Poiraud e Gérard Godfroy, que queriam colocar a França no mapa dos fabricantes de supercarros.
Quase uma década depois, sua ambição de se tornar concorrentes sérios para marcas como Ferrari, Lamborghini ou Porscheparecia possível.
A empresa construiu alguns carros de estrada interessantes e esteve envolvida em várias competições de automobilismo, incluindo Le Mans ou o BPR Global GT Series.
Inquestionavelmente, o carro mais empolgante desenvolvido pela Venturi durante seus anos ICE foi o 400 GT. Este modelo começou a vida em 1992 como um carro de corrida GT puro-sangue chamado 400 Trophy.
Projetado desde o início pelos fundadores da empresa, ele foi concebido em 73 exemplares que foram vendidos a corsários que queriam participar de um campeonato de marca única chamado Venturi Gentlemen Drivers Trophy.
A competição incluiu seis corridas que aconteceram em algumas das pistas mais lendárias da Europa, como o Circuito de la Sarthe (também conhecido como Le Mans), Magny-Cours ou Nürburgring.
Se gostou do nosso conteúdo, siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook
Além do veículo, os clientes receberam o suporte de engenharia necessário para competir. Além dessas conversões, a empresa também apresentou uma versão de estrada pura, chamada Venturi 400 GT, no Salão Automóvel de Paris de 1994.
Desde que começou como um carro de corrida, o Venturi 400 GT foi construído em torno de um chassi leve usando as tecnologias mais recentes disponíveis na época.
Para manter o peso de todo o carro o mais próximo possível da marca de 1.000 kg, a estrutura foi montada com vigas tubulares de aço.
Ele foi equipado com um sistema de suspensão de competição com choques altamente ajustáveis e freios de carbono-cerâmica, o que o tornou o primeiro carro de estrada a apresentar essa tecnologia..
Desde o formato da frente até as aberturas laterais e todo o caminho até o spoiler traseiro, a carroceria do supercarro francês parecia ter sido projetada pela Pininfarina para seu cliente baseado em Maranello.
Por causa dessas semelhanças, o Venturi 400 GT era frequentemente chamado de Ferrari F40 francês. Sendo assim, esse carro era muito inovador para a época.
Pingback: Porsche Cayenne 2024 revela o design - Giro dos Motores