Curiosidades

Conheça a Yamaha VMax

Conheça a seguir um pouco mais sobre a história da Yamaha VMax, uma moto que recebeu poucas atualizações durante 22 anos. Saiba mais!

Por 22 anos, de 1985 a 2007, o Yamaha V-Max agraciou os revendedores Yamaha.

Durante todos esses anos, o V-Max recebeu apenas mudanças estéticas e pequenas atualizações de desempenho – uma prova do design original da moto.

A Yamaha V-Max é a power cruiser original. Quando lançado em 1985, não havia nada parecido.

A moto foi criticada por entusiastas por seu mau manuseio, mas os elogios por seu motor V-Four de 1197 cc, DOHC e 70 graus V-Four de 1197 cc superaram qualquer negatividade e lhe renderam honras iniciais e, mais tarde, status de culto.

Proveniente da máquina de turismo da Yamaha, a Venture Royale, os engenheiros trabalharam alterando os perfis das cames, aliviando os pistões e aumentando a resistência das bielas.

O recurso de desempenho mais importante, no entanto, era o sistema “V-Boost” do V-Max.

O motor era alimentado por dois bancos de dois carburadores de velocidade constante de 35 mm, cada carburador alimentando um cilindro.

Entre os dois grupos de carburadores havia uma válvula borboleta ligada a um pequeno motor.

Quando o motor passasse de 6.000 rpm, a válvula borboleta se abriria e permitiria que a mistura de combustível de ambos os bancos de carburadores fluísse para uma câmara que alimenta todos os quatro carburadores.

O resultado, nas mãos de um profissional, foi um aumento de potência que acelerou o Yamaha V-Max em menos de 10 segundos.

Em 2008, o Yamaha V-Max estava visivelmente ausente da linha de modelos da Yamaha, apenas para ser substituído por um Yamaha VMAX totalmente novo em 2009.

O Yamaha VMAX apresentava uma estrutura de alumínio, suspensão totalmente ajustável, uma embreagem deslizante e ABS, mas o a grande novidade, assim como no modelo original, era o motor da moto.

Se gostou do nosso conteúdo, siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook

O novo Yamaha VMAX era movido por um motor DOHC V-Four totalmente novo, refrigerado a líquido, com 1679 cc (um aumento de quase 500 cc). Onde a moto antiga produzia 120 cavalos de potência, a nova Yamaha VMAX produzia 174 cv e 113 lb-ft. de torque.

Como o novo Yamaha VMAX era injetado com combustível e não carburado, a Yamaha teve que criar um novo sistema V-Boost. Yamaha Chip Controlled Intake (YCC-I) e Yamaha Chip Controlled Throttle (YCC-T) foram as substituições. A 6.650 rpm, o YCC-I reduz o comprimento dos trilhos de admissão de 150 mm para 54 mm em apenas 0,3 segundo.

O YCC-T controla as válvulas do acelerador calculando a entrada de uma variedade de sensores e calcula a melhor combinação de configuração EXUP, posição do acelerador e avanço da ignição para fornecer potência controlável.

Ao contrário do Yamaha V-Max original, a nova versão não avança com um súbito aumento de potência, mas utiliza tecnologia moderna para suavizar e ampliar a entrega de potência. Com 174 cavalos de potência, no entanto, não há falta de potência em qualquer ponto da faixa de rotações do VMAX.

Foto reprodução
Fonte: Motorcycle

Um pensamento sobre “Conheça a Yamaha VMax

Fechado para comentários.