Passat: Volkswagen comemora 50 anos desse carro
Passat era um carro clássico da Volkswagen que comemora 50 anos do lançamento desse modelo. Continue lendo e saiba mais sobre!
Após uma pausa de três anos, a Volkswagen retorna ao Techno Classica, uma das maiores feiras de automóveis do mundo, realizada anualmente em Essen, na Alemanha.
A VW planeja se apresentar como uma marca “com coração” e mostrar seus modelos históricos. A peça central contará com 50 anos do Passat, um carro que a VW chama de herói cotidiano e um clássico de design.
A Volkswagen lançou o Passat em 1973 como um modelo carro-chefe e parte de sua estratégia para transformar sua linha pós-Beetle.
Baseado no Audi 80, o Passat compartilhava muitos componentes e estilos com o Audi, ambos desenhados por Giorgetto Giugiaro.
Oferecido como sedan, vagão ou elevador, apresentava tração dianteira e injeção de combustível, tornando-o um dos carros familiares europeus mais modernos de sua época.
Um modelo de segunda geração estreou em 1980.
Ainda compartilhando a maior parte de seus componentes com o Audi 80, os modelos topo de linha receberam o motor Audi de cinco cilindros e tração nas quatro rodas, que a Volkswagen chamou de Syncro.
A produção aumentou à medida que a VW o fabricou na China, México, América do Sul e África do Sul e o vendeu em seis continentes.
A Volkswagen fez várias mudanças com o Passat de terceira geração, incluindo a mudança do Passat para uma plataforma VW compartilhada com o Golf.
Foi a primeira versão do carro chamado Passat nos Estados Unidos. As gerações anteriores eram conhecidas como Dasher e Quantum.
Se gostou do nosso conteúdo, siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook
O estilo também partiu do Audi e apresentava um front-end exclusivo que lembrava os VWs refrigerados a ar do passado. É a única geração com esse estilo incomum.
A VW projetou um facelift em 1993, e o estilo voltou ao seu visual mais tradicional de Audi a partir de então.
Para o Techno Classica, a VW deu ao Passat o lema “Immer weider neu” ou “sempre se reinventando” para marcar o aniversário do carro. Desde o início, os clientes gostaram do Passat por seu valor e engenharia. Cada uma das oito gerações construiu esses pontos fortes enquanto se adaptava aos novos tempos.
Mais recentemente, essas mudanças incluíram a retirada do Passat da programação dos EUA e o fim da produção do sedã. O modelo 2024 será um modelo somente perua compartilhando uma plataforma com Skoda, enquanto a versão sedã será substituída por um novo EV.
Pingback: Conheça o icônico Volkswagen Beetle Hebmüller Type 18A - Giro dos Motores